É a primeira vez que a culinária oriental ultrapassa a tradicional comida italiana, que segue em 2º lugar
Paloma Amaral
Os paulistanos preferem a comida asiática na hora de escolher um restaurante, é o que mostra uma pesquisa feita, entre agosto e setembro de 2015, pelo Grubster - aplicativo de reservas online em parceria com a Hello Research, agência especializada em pesquisa de mercado. A amostra foi de 800 paulistanos de todos os perfis demográficos.
Pela primeira vez, a culinária oriental ultrapassa a tradicional italiana, que segue em 2º lugar no paladar na capital. A diferença é mínima: 22% preferem os peixes asiáticos, contra 21% das massas italianas.
Combinado de Sushi e Sashimi, composto de Sasaki, Nacho
e Salada Sunomono, como acompanhamento. (Foto: Paloma Amaral)
|
A preferência pode ser pelo clima quente da cidade. O ano de 2014, segundo a ONU, foi o mais quente registrado na Terra. Com isso, é comum que os paulistanos recorram à pratos mais frios. Já quando o clima está mais fresco, os pratos mais quentes é que ganham o favoritismo. Porém, não é só isso que influencia. Para alguns, os pratos asiáticos, principalmente os japoneses, são mais benéficos à saúde. “Não é só pelo clima, mas também porque as comidas japonesas e chinesas são mais leves e saudáveis, então, o paulistano opta por algo mais sadio”, explica Humberto Higa, gerente do restaurante Banri.
Em 2013, o jornal “Diário de S.Paulo” publicou uma matéria em que revelava que São Paulo já vendia mais sushi do que carne, e que existiam mais restaurantes especializados em sushis do que churrascarias. Para o cozinheiro Elisson Iwosaki, a explicação é clara: “Churrasco é um prato que qualquer um pode fazer em casa, mais ou menos acaba saindo, enquanto o sushi, não. O sushi você tem que ter uma técnica, ou no mínimo, estudar um pouco. Isso também ocorre pela facilidade de você fazer churrasco em casa. Então, quando você vai sair, você quer comer algo que você não consiga fazer”.
![]() |
Jovens descendentes de japoneses fazem parte dos amantes da culinária asiática (Foto: Paloma Amaral) |
O bairro da Liberdade abriga a maior comunidade nipônica fora do Japão em todo o mundo. Desde 1908, quando os primeiros imigrantes japoneses pisaram em solo brasileiro, os hábitos vindos da “Terra do Sol Nascente” vêm invadindo os costumes paulistas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo centro universitário FIAAM – FAAM, as estatísticas indicam que há preferências quanto às iguarias preparadas pelos japoneses para os brasileiros. Entre todas as opções, o prato mais consumido pelos brasileiros é o Sushi, escolhido em 78% dos casos. Por último fica o Sunomono, que consiste em verduras, algas, peixes ou frutos do mar temperados com vinagre e açúcar.
Pensando em expandir essa culinária para outros estados do Brasil, as opiniões se divergem. Tem gente que acredita que os pratos asiáticos podem invadir outros territórios. “Eu acho que vai atingir sim porque, pelo menos quando eu era criança, há uns 20 anos atrás, até o sushi e o sashimi era tido como algo muito exótico. Peixe cru, eca, que estranho esses japoneses, e hoje já domina, tudo muito rápido”, ressalta Elisson. Já para a belo-horizontina Ingrid, isso não acontecerá tão facilmente. “Se você levar essa franquia para outro estado, não fará tanto sucesso como aqui. Em Belo Horizonte, é uma comida mais cara e não tem tantas opções. Lá predomina mais a japonesa, tem muito sushi, e as vezes até self-service, mas não é tanto como aqui”.
Combinado de Sushi e Sashimi decorado, demonstrando a beleza da culinária japonesa (Foto: Paloma Amaral) |
Outro dado importante levantado pela Hello Research é que os paulistanos independentemente da crise ainda consideram a Gastronomia (37%) como o principal item dentro da categoria Lazer. Porém, alguns restaurantes asiáticos não conseguiram lidar com a adversidade. Em setembro deste ano, o restaurante Satay, especializado em comidas tailandesas e vietnamitas, fechou as portas. Segundo os proprietários, os clientes mais fiéis sentiram falta dos pratos chineses. Por isso, é importante destacar que, por mais que a pesquisa dê a preferência para as comidas asiáticas como um todo, são as comidas da Ásia Oriental que fazem mais sucesso entre os paulistanos, de modo geral.