terça-feira, 20 de outubro de 2015

Paletas Mexicanas se tornam um fenômeno gastronômico entre os paulistas

Um dos principais desafios é se destacar da concorrência e se tornar uma referência no mercado


Paleteria Helado Monterrey localizada no Shopping Pátio Higienópolis (Foto: Fabio Augusto)

Fábio Augusto

Coloridas, artesanais e apetitosas. As paletas mexicanas se tornaram uma nova febre gastronômica no Brasil, e não há como resistir ao seu mix de cores e sabores, que vão dos frutados aos Premium. Para a maioria das paleterias, um dos principais desafios é se destacar da concorrência e se tornar uma referência no mercado. A produção de paletas para eventos é outra maneira de aumentar a receita das paleterias. Casamentos, festas de formatura e eventos corporativos são alguns exemplos.

As primeiras paletas surgiram na região de Tocumbo no México, no início dos anos 30, e depois se espalharam por todo o país. Foram criadas receitas naturais, desenvolvendo o produto com um elevado percentual de frutas, que favorece muito o seu sabor. As paletas se 'viralizaram' no gosto dos paulistas rapidamente, tornando-se comuns em alguns locais, como por exemplo: shoppings. Segundo o levantamento de um blog de São Paulo, existem, aproximadamente, 136 paleterias mexicanas espalhadas pela capital, sem contar os freezers de supermercados, padarias, bares, lanchonetes e até postos de gasolina.

A pioneira em adquirir este tipo de produto em São Paulo foi a "Los Hermanos Paleterias Mexicanas", que fica situada no bairro de Santana desde 2014, e tem o desejo de abrir mais quatro franquias pela Capital, duas na Avenida Paulista, uma em Guarulhos e outra em uma Outlet próximo a São Paulo. Logo depois desta unidade, foram criadas muitas outras para aumentar ainda mais o desejo da população experimentar um produto, até então, inédito aqui no Brasil. Somente a franquia Los Paleteros engloba 15 unidades por diversos cantos da capital, sendo que 13 unidades pertencem a diversos shoppings como Anália Franco, Aricanduva, Eldorado, Tatuapé, SP Market e entre outros.

“Foi uma surpresa quando conheci as paletas mexicanas porque aqui no Brasil estamos acostumados a consumir picolés de praia, e ver um produto como esse que tem 100% de fruta, e que não derrete fácil, é uma inovação para nós”, conta a funcionária Caroline que trabalha na franquia "Monterrey Helado Mexicano", alegando que antes de trabalhar com o produto não o conhecia.

Outra curiosidade é a escolha dos sabores. Cada um que vai até lá tem a sua preferência. “Aqui na Monterrey, temos três sabores que são os que saem mais. Eu classificaria, em primeiro, o de morango com recheio de leite condensado, em segundo, mousse de maracujá, e por último o de coco com recheio de brigadeiro, Estes são os mais vendidos, até mais do que os comuns de fruta”, completa.

Paletas de morango com leite condensado são as mais vendidas
(Foto: Divulgação)

Dentre as variadas lojas de São Paulo, a paleta mexicana é muito procurada, e as inovações não param. Os próprios donos das franquias inventam, para fugir dos sabores tradicionais, sabores exóticos, como por exemplo a "Los Ticos", que vende os sabores Tequila, Caipirinha e KitKat; a "Los Primos", com os sabores de Ovomaltine e Leite Ninho, e, pra finalizar, a "Los Paleteros" com as trufadas de Paçoca e de Romeu e Julieta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário