Um dos principais desafios é se destacar da concorrência e se tornar uma referência no mercado
Paleteria Helado Monterrey localizada no Shopping Pátio Higienópolis (Foto: Fabio Augusto)
Fábio Augusto
Coloridas, artesanais e apetitosas. As paletas mexicanas se tornaram uma nova febre gastronômica no Brasil, e não há como resistir ao seu mix de cores e sabores, que vão dos frutados aos Premium. Para a maioria das paleterias, um dos principais desafios é se destacar da concorrência e se tornar uma referência no mercado. A produção de paletas para eventos é outra maneira de aumentar a receita das paleterias. Casamentos, festas de formatura e eventos corporativos são alguns exemplos.
Coloridas, artesanais e apetitosas. As paletas mexicanas se tornaram uma nova febre gastronômica no Brasil, e não há como resistir ao seu mix de cores e sabores, que vão dos frutados aos Premium. Para a maioria das paleterias, um dos principais desafios é se destacar da concorrência e se tornar uma referência no mercado. A produção de paletas para eventos é outra maneira de aumentar a receita das paleterias. Casamentos, festas de formatura e eventos corporativos são alguns exemplos.
As primeiras paletas surgiram na região de Tocumbo no México, no início dos anos 30, e depois se espalharam por todo
o país. Foram criadas receitas naturais, desenvolvendo o produto com um elevado
percentual de frutas, que favorece muito o seu sabor. As paletas se 'viralizaram' no gosto dos paulistas rapidamente, tornando-se comuns em alguns locais, como por exemplo: shoppings. Segundo o levantamento de um blog de São
Paulo, existem, aproximadamente, 136 paleterias mexicanas espalhadas pela capital, sem
contar os freezers de supermercados, padarias, bares, lanchonetes e até postos
de gasolina.
A pioneira em adquirir este tipo de produto em São Paulo foi a "Los Hermanos Paleterias Mexicanas", que
fica situada no bairro de Santana desde 2014, e tem o desejo de
abrir mais quatro franquias pela Capital, duas na Avenida Paulista, uma em
Guarulhos e outra em uma Outlet próximo a São Paulo. Logo depois
desta unidade, foram criadas muitas outras para aumentar ainda mais o desejo da
população experimentar um produto, até então, inédito aqui no Brasil. Somente a franquia Los Paleteros engloba 15 unidades por
diversos cantos da capital, sendo que 13 unidades pertencem a diversos
shoppings como Anália Franco, Aricanduva, Eldorado, Tatuapé, SP Market e entre
outros.
“Foi uma surpresa quando conheci as paletas mexicanas porque aqui no Brasil estamos acostumados a consumir picolés
de praia, e ver um produto como esse que tem 100% de fruta, e que não derrete
fácil, é uma inovação para nós”, conta a funcionária Caroline que trabalha na franquia "Monterrey Helado Mexicano", alegando que antes de trabalhar com o produto não o conhecia.
Outra
curiosidade é a escolha dos sabores. Cada um que vai até lá tem a sua
preferência. “Aqui na Monterrey, temos três sabores que são
os que saem mais. Eu classificaria, em primeiro, o de morango com recheio de leite condensado,
em segundo, mousse de maracujá, e por último o de coco com recheio de brigadeiro, Estes são os mais vendidos, até mais do que os comuns de fruta”, completa.
Paletas de morango com leite condensado são as mais vendidas
(Foto: Divulgação)
Dentre as
variadas lojas de São Paulo, a paleta mexicana é muito procurada, e as inovações não param. Os próprios donos das franquias inventam, para fugir dos
sabores tradicionais, sabores exóticos, como por exemplo a "Los Ticos", que
vende os sabores Tequila, Caipirinha e KitKat; a "Los Primos", com os sabores de Ovomaltine e Leite Ninho, e, pra finalizar, a "Los Paleteros" com as trufadas de Paçoca
e de Romeu e Julieta.
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