sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Food trucks mudam a cara da comida de rua

"Gourmetização" do segmento trouxe qualidade para os clientes e agregou valor à marca 

Michael Lopes

A nova febre entre os empreendedores brasileiros são as comidas de rua ‘gourmetizadas’, hoje, popularmente chamadas por food trucks, nomenclatura inspirada nos trailers de comida norte-americanos.

A comida de rua tinha um “dogma” de comida barata e de baixa qualidade. Porém, em 2008, em meio à crise econômica, muitos restaurantes norte-americanos e europeus fecharam as portas. Os chefs de cozinha viram neste segmento de rua uma saída para a crise, agregando valor e oferecendo pratos requintados, a um custo menor que o praticado em um restaurante.

Os food trucks ganharam força no Brasil, especialmente em São Paulo, em 2014 com a publicação da Lei 15.974/2013 que regulamentou a comercialização de alimentos em veículos automotores. Hoje, a capital paulistana já conta com mais de 600 food trucks em atividade, além dos food parks, são parques de alimentação a céu aberto que vendem comidas sobre rodas.

Só Coxinhas

Trailer do food truck "Só Coxinhas" (Foto: Reprodução)
A popularidade das coxinhas não está mais restrita as salgaterias, padarias e botecos. O food truck “Só Coxinhas” oferece o salgado mais popular do Brasil em copos, nos sabores tradicionais de frango e queijo, e as inovadoras coxinhas doces, feitas com massa de churros recheados com doce de leite e nutella.

Vlad Mello, um dos sócios do negócio, em entrevista ao portal UOL, disse que a maior preocupação do “Só Coxinhas” é que “o produto tem que chegar com qualidade na mão do cliente”, e ainda complementa dizendo que a ideia dele e dos sócios não era investir na coxinha e sim comercializar um produto de fácil manuseio. “As coxinhas são congeladas, e se acontecer de chegarmos em algum ponto sem movimento, não há risco de prejuízo", completa.

O food truck roda o Brasil oferecendo suas coxinhas, e os itinerários estão disponíveis nas redes sociais da empresa.

Fabiana Lopes, estudante de administração, aproveitou seu tempo de intervalo de aula e estava levando algumas coxinhas para seus colegas de sala. “Sempre segui eles no Facebook, e, por coincidência, eles vieram aqui pro Tucuruvi. Aproveitei a oportunidade para conhecer e comer muito”, relata.

Com preços que variam de 6 a 20 reais, o “Só Coxinhas” aceita pagamentos com cartão de débito, crédito e vale refeição.

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